Escolas estaduais de SP se tornarão cívico-militares
- Adauto Cruz
- 29 de abr.
- 2 min de leitura
Entenda por que escolas estaduais de SP se tornarão cívico-militares
— Vídeo/Canal: https://www.youtube.com/@jovempannews | Modelo cívico militar é adotado por 100 escolas em SP | 29 de abr. de 2025 #JovemPan #JornalDaManhã
A Secretaria da Educação do estado de São Paulo divulgou a lista final das 100 escolas estaduais que vão aderir ao Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM) a partir do segundo semestre deste ano.
Adauto Jornalismo
O governo de São Paulo publicou nesta terça-feira (29) a lista das cem escolas estaduais que aderiram ao Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM).
As unidades, distribuídas em 89 municípios do Estado, iniciarão atividades no novo modelo a partir do segundo semestre de 2025. A previsão é de que 50 mil alunos sejam afetados pela mudança.
Na capital paulista, as escolas que integram a lista são a escola Professor Lourenço Filho, no Planalto Paulista, zona sul, e a escola Professora Anilza Pioli, na Vila Brasilândia, zona norte.
As escolas cívico militares seguirão o Currículo Paulista, definido pela Secretaria da Educação, mas terão militares como monitores, organizando o fluxo de entrada e saída e prevenindo e enfrentando situações de violência.
De acordo com o governo, a proposta cria um ambiente mais seguro e disciplinado nas escolas e não haverá interferência nas atividades pedagógicas por parte dos militares.
A lista divulgada na terça foi elaborada após três rodadas de consulta pública com 302 comunidades que manifestaram interesse no modelo.
Tiveram direito a voto, mãe, pai ou responsável pelos alunos menores de 16 anos de idade; estudantes a partir de 16 anos de idade, ou seus familiares, em caso de abstenção de alunos dessa faixa etária; e professores e outros profissionais da equipe escolar.










Comentários